Dependência Química
A dependência química acontece porque determinadas substâncias acionam o sistema de recompensa do cérebro que vai, com o tempo, vai se interessando somente pela sensação de prazer provocada pela droga.As drogas acionam o sistema de recompensa do cérebro, uma área encarregada de receber estímulos de prazer e transmitir essa sensação para o corpo todo. Isso vale para todos os tipos de prazer – temperatura agradável, emoção gratificante, alimentação, sexo – e desempenha função importante para a preservação da espécie.
Evolutivamente o homem criou essa área de recompensa e é nela que as drogas interferem. Por uma espécie de curto circuito, elas provocam uma ilusão química de prazer que induz a pessoa a repetir seu uso compulsivamente. Com a repetição do consumo, perdem o significado todas as fontes naturais de prazer e só interessa aquele imediato propiciado pela droga, mesmo que isso comprometa e ameace a vida do usuário.
Tratamento e Recuperação
Conhecer o perfil do dependente químico que busca auxílio em unidade de recuperação é importante para a elaboração de estratégias de tratamento buscando a integração desses indivíduos à família e a sociedade. A falta de acolhimento e isolamento imposto pela família e pela sociedade faz com que o dependente químico deixe de procurar atendimento.
O tratamento consiste em parar de usar a droga e se manter em abstinência. O processo terapêutico depende da vontade do paciente e pode ser realizado em ambientes como clínicas, comunidades terapêuticas e hospitais especializados.
A recuperação envolve reabilitação, reaprendizagem ou restabelecimento da capacidade de manter um estilo de vida positivo. As metas de recuperação prevalecem às mesmas para todos: Aprender ou reaprender a ter estilos de vida positivos em que as drogas não se façam presentes. A recuperação envolve ainda a mudança do modo como os indivíduos percebem a si mesmo no mundo, ou seja, sua identidade.
Tratamento Voluntário ou Involuntário?
Uma pergunta frequente que as pessoas fazem quando estão envolvidas com a necessidade de um tratamento para dependência química é a respeito da necessidade de um tratamento involuntário, que consiste em internar a pessoa para um tratamento contra a sua vontade.
Realmente trata-se de algo perigoso quando o procedimento é feito por uma equipe inexperiente. Mas não é nosso caso, trabalhamos com uma equipe com grande experiência em serviços prestados na área de dependência química e oferecemos o melhor tratamento, com profissionais extremamente competentes e conhecedores desse processo universo.
Quando necessário, temos uma equipe de resgate pronta para prestar socorro e para transportar o paciente a uma de nossas unidades terapêuticas com segurança e tranquilidade.